MANTENEDOR

Atrativos Turísticos de Porto Alegre

Monte seu roteiro e aprecie as experiências que Porto Alegre proporciona: 


Monumento Laçador

mais famoso monumento de Porto Alegre, a estátua do laçador representa o gaúcho tradicionalmente pilchado (em trajes típicos). Criada pelo artista Antônio Caringi, a estátua foi originalmente feita em gesso e depois reproduzida em bronze, tendo como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes. Em 2007, devido à construção do viaduto Leonel Brizola, foi transferido de seu antigo local, a Praça do Bombeador, para o Sítio do Laçador, localizado no principal acesso à cidade, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com 4,45 metros de altura e 3,8 toneladas, o monumento é considerado um símbolo porto-alegrense e rio-grandense.

Endereço: Av. dos Estados, s/nº – em frente ao antigo aeroporto – São João


Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana está instalada no prédio do antigo Hotel Majestic, que começou a ser construído em 1916. De 1968 a 1982, o hotel foi lar do poeta Mario Quintana, nascido na cidade gaúcha de Alegrete, mas que adotou Porto Alegre como sua cidade de coração. O escritor viveu, durante 14 anos, no apartamento 217. Pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul, o prédio hoje acomoda uma ampla variedade de espaços culturais, como a Biblioteca Lucília Minssen, parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, os acervos Elis Regina e Mario Quintana, a Discoteca Pública Natho Henn, as galerias Xico Stockinger e Sotéro Cosme, os teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, três salas de cinema, cafés, bombonière e livraria, além de inúmeras salas com destinações específicas ou de uso múltiplo.

Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico

Telefone: (51) 3221.7147

Mais informações no site: www.ccmq.com.br


Museu de Arte do Rio Grande do Sul

O MARGS é considerado o principal museu de arte do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país. Reúne em seu acervo quase três mil obras de artistas locais, nacionais e internacionais, e sediou mais de mil exposições ao longo de sua trajetória. Em seus espaços, o público teve a oportunidade de apreciar as trajetórias de importantes artistas como Gotuzzo, Lutzenberger, Danúbio Gonçalves, Berni, Fajardo, Francisco Toledo, Waltercio Caldas, Djanira, Pierre Verger, Zorávia Bettiol, Luiz Gonzaga, Mauro Fuke, Escosteguy, Piza, Brossa e também de mestres como Rodin e Goya.

Endereço: Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico

Telefone: (51) 3227.2311

Mais informações no Site: www.margs.rs.gov.br


Memorial do Rio Grande do Sul

Fruto de um projeto que buscava privilegiar a cultura e a memória gaúchas, o Memorial do Rio Grande do Sul foi criado através de um convênio entre os governos federal e estadual, em setembro de 1996. Instalado no antigo prédio dos Correios e Telégrafos, de 1913, o centro histórico guarda uma rica coleção de objetos, mapas, gravuras, fotos, livros e depoimentos importantes sobre os fatos mais marcantes ocorridos no estado, além de abrigar um Museu Postal e uma Agência Filatélica. O riquíssimo acervo está exposto através de uma concepção museográfica moderna aliada a novas tecnologias, permitindo a integração com o público e o fácil entendimento dos conteúdos.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.020 – Centro Histórico

Telefone: (51) 3224.7210

Mais informações no Site: www.memorial.rs.gov.br


Santander Cultural

O Santander Cultural foi criado com o objetivo de projetar a cultura a partir do Rio Grande do Sul e ampliar o acesso dos diversos segmentos do público à produção cultural contemporânea nacional e internacional. Um pólo de intercâmbio com outras instituições, promove a integração da região ao circuito global das artes.O prédio histórico, localizado no coração da capital gaúcha, tem uma intensa agenda. São sessões de cinema diárias, shows semanais, exposições de artes visuais durante todo o ano e ciclos de oficinas permanentes.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.028 – Centro Histórico

Telefone: (51) 3287.5500

Mais informações no Site: www.santandercultural.com.br


Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

A exposição permanente do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) conta com inúmeros experimentos interativos e áreas temáticas, que se estendem por três pavimentos e dois mezaninos, em uma área total de 12.500 m2, oferecendo aos visitantes uma maneira inusitada e estimulante de conhecer os fenômenos naturais e as relações do homem com o mundo. O objetivo principal é despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas ciências.

O MCT-PUCRS possui diversos setores com coleções científicas e laboratórios associados. Nesses laboratórios, são realizados os trabalhos de manutenção e intercâmbio das coleções, bem como pesquisa científica sobre o acervo. Muitos estudantes de graduação e, especialmente, de pós-graduação desenvolvem seus trabalhos de tese nesses setores, divididos em Arqueologia, Paleontologia, Peixes, Aves, Anfíbios e Répteis, Crustáceos, Moluscos, Insetos, Aranhas e Miriápodos e Herbário.

Endereço: Av. Ipiranga, 6681 – Partenon

Telefone: (51) 3320.3521

Mais informações no Site: www.pucrs.br/mct


Mercado Público Central de Porto Alegre

O Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como um bem cultural, passou por um processo de restauração entre 1990 e 1997, agregando mais qualidade à sua estrutura e recuperando a concepção arquitetônica original. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado atua como espaço para atividades comunitárias e culturais, como shows, exposições artísticas, desfiles e saraus. Possui estabelecimentos como: açougues, peixarias e frutos do mar, restaurantes, lancherias, pastelaria, padarias, fruteiras, verduras e legumes, alimentos para animais, sementes, mudas de plantas, artesanato regional, bomboniére, serviço de cópias, lotéricas, bancas de revistas e jornais, flora e artigos para umbanda, peixes ornamentais e produtos para aquários, cafeteria, barbearia e livraria.

Localização: No Centro de Porto Alegre, entre as avenidas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, Largo Glênio Peres e Praça Pereira Parobé

Telefones: (51) 3289.1756 / 3289.1744

Mais informações no Site: www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico


Cultura Gaúcha


Praça da Alfândega

A praça tem sua origem do século XVIII, e possui diversos monumentos e esculturas em seus recantos. Dentre eles, os mais importantes são o Monumento ao Barão do Rio Branco, o Monumento ao General Osório, as hermas dedicadas a Antônio Carlos Lopes, Caldas Júnior, Leonardo Truda e ao Barão de Santo Ângelo e as esculturas dos poetas Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade, de autoria dos artistas Xico Stockinger e Eloísa Tregnago (foto ao lado).

Desde 1955, a praça sedia a tradicional Feira do Livro, a maior feira a céu aberto da América Latina, organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), que atrai milhares de visitantes em busca dos lançamentos literários nacionais e internacionais ou das muitas ofertas de livros usados a baixíssimo custo. 

Endereço: Rua dos Andradas, s/nº – Centro Histórico



Fundação Iberê Camargo

Criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do pintor gaúcho, um dos mais importantes artistas plásticos do século XX, a Fundação Iberê Camargo inseriu Porto Alegre no mapa mundial das artes visuais. A Fundação sedia exposições e organizadas mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê Camargo e questões ligadas à arte contemporânea. A ideia é disseminar não apenas o legado artístico e intelectual de Iberê, mas promover uma reflexão sistemática sobre a contemporaneidade e o fazer artístico.

Endereço: Av. Padre Cacique, 2000

Fone: +55 51 32478000

Mais informações no Site: http://www.iberecamargo.org.br/



Catedral Metropolitana

Localizada na Praça da Matriz, a Catedral Metropolitana foi projetada em 1921 pelo arquiteto João Batista Giovenale, então professor da Academia de Belas Artes - São Lucas - de Roma, e membro da Comissão de Arte Sacra da Basílica de São Pedro. O arquiteto era notável por trabalhos executados na Itália, como a cripta da Igreja de Santa Cecília e o novo Museu Petriano, além de outras obras de restauração de templos romanos.

Chamam a atenção as oito gigantescas cabeças de índios incrustadas nos muros das paredes, que relembram uma página viva da antiga história riograndense, onde se confundem os índios Minuanos, Tapes, Charruas, Guaranis e Kaigangs - estes últimos, moradores do local onde depois surgiu a cidade de Porto Alegre. 

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1.047 – Centro Histórico

Telefone: (51) 3228.6001

Mais informações no Site: www.catedralmetropolitana.org.br